sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Um método perigoso

"Como deve ser doce morrer!"
 (Fala de Sigmund Freud no filme  Um Método Perigoso após passar mal em uma conferência onde teve mais uma discussão com o jovem doutor Jung)



De Carl Gustav Jung
Para Sigmund Freud

Se me permite dizer professor, comete o erro de tratar seus amigos como pacientes, reduzindo-os a condição de crianças de modo que a única opção deles é tornarem-se unidades subservientes ou defensores intransigentes de suas ideias enquanto se senta no topo da montanha a infalível figura paterna e ninguém ousa puxá-lo pela barba e dizer: pense no seu comportamento e depois descubra qual de nós dois é o neurótico.
Eu falo como amigo.
                                 
               
De Sigmund Freud
Para Carl Gustav Jung

Sua carta não pode ser respondida. Sua afirmação de que trato meus amigos como meus pacientes não é verdadeira.
Quanto a quem seria o neurótico, pensei que concordássemos que um pouco de neurose não é nada de que se envergonhar. Mas um homem como você que se comporta de um modo anormal e depois fica alardeando sua própria normalidade é motivo de grande preocupação.
Há muito tempo que nossa amizade está por um fio. Um fio que em sua maior parte consiste em decepções do passado. Nada temos a perder se o cortarmos.
                                                 
De Carl Gustav Jung
Para Sigmund Freud
                    
Você será o melhor juíz do que este momento significa para você. O resto é silêncio.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Palavras de Carl Gustav Jung
Para a desconhecida Sabina Spilrein em um de seus reencontros...


“Meu amor por você foi a coisa mais importante na minha vida. Para o bem ou para o mal, me fez entender quem eu sou”.

“As vezes temos que fazer algo imperdoável só para poder continuar vivendo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário