terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Leitor



 Devastador!! Assisti esse filme esse ano por indicação de uma pessoa com quem passei poucos momentos, mas todos muito divertidos. Estavamos conversando, falando sobre personagens de filmes, então, muito empolgada eu disse que era cinéfila. Logo depois ela perguntou se eu havia assistido "O Leitor", então eu disse: - Não! hahaha ela zuou comigo e me esculhambou, como quem dissesse... "Que cinéfila mais atrasada!" hehe. O filme foi lançado em 2008. Ela falou do filme de um jeito que me deixou curiosa. Contou o enredo, tals, mas quando ela falou que era com a Kate Winslet, fiquei realmente curiosa. Passado alguns bons meses, finalmente loquei "O Leitor" e... fiquei atordoada. Depois que assisti  passei mais de uma semana com esse filme na minha cabeça. A intensidade dos sentimentos dos personagens e seus mecanismos de defesa do ego, foi o que mais mexeu comigo. Diferente de você prima, não me ative muito ao Michael porque me identifiquei muito com ele. Já senti a mesma revolta por ser aquele que sempre pede perdão, e, ao mesmo tempo, por não conseguir viver sem aquela pessoa que parece não se importar se você permanece ou não ao lado dela. Por isso quem me intrigou mesmo foi a Hanna Schimtz. E, por já conhecê-la foi mais fácil para mim entendê-la e amá-la, pois os motivos que a fazem ser tão odiosa, são os mesmos que a fazem ser tão amada. E no fundo, ela tinha apenas medo. Medo e Orgulho. Sei que à sua maneira ela amava o Michael. Talvez ainda mais do que ele. Ela amava com reservas pelo seu orgulho e auto-preservação. Ele a amava com tudo. Inclusive, uma fala dele particularmente me emocionou.
Depois de uma discussão, ele foi conversar com ela. Entre outras coisas, disse:

"Não posso viver sem você
Morro só de pensar." 

Depois ele pede perdão. Ele pede perdão sem ter culpa, porque a ama.

 O filme é simplesmente lindo! As leituras.... oh my god, as leituras com a música de fundo, as imagens, os sentimentos profundos, intensos... as decepções. O amor secreto, proibido. A inocência do Michael e a sua devoção. Inesquecível!!

P.S.: A Kate Winslet ganhou o OSCAR de melhor atriz.

Eu não tenho medo.
Não tenho medo de nada.
Quanto mais eu sofro,
mais eu amo.
O perigo só fará crescer o meu amor
Ele o afiará,  perdoará o preconceito
Serei o único anjo que você precisa
Você deixará a vida
ainda mais bonita do que quando entrou 
O céu a levará de volta,
olhará para você e dirá:
Somente uma coisa pode nos completar
E esta coisa é o amor.



Poesia citada no filme.












4 comentários:

  1. São poucos os filmes que assisto mais de uma vez. Esse particularmente eu assistira por várias vezes.
    Eu não entendo como ele pode ser tão egoista ao ponto de não aparecer. No julgamento dela foi onde eu fiquei com mais ódio dele. Esperava ansiosamente que ele abrisse aquela boca ao menos pra dizer, eu estou aqui. Aquele silencio me despertou muita raiva.
    Outro fato quando ele a visitou na prisão; tão indiferente, como se ela fosse uma estranha.
    Mesmo com raiva ao longo do filme, uma das partes mais surpreendentes pra mim, foi quando ele gravou todas aquelas fitas. Era tão gostoso ver a alegria nos olhos dela cada vez que recebia mais uma encomenda. Amei o personagem nessa parte, apesar de te-la feito mal.
    Fui contra ele, mas fui a favor da paixão que havia nos olhos deles.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! a paixão nos olhos dela, principalment!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho que descordar de vocês duas! eu odiei akela megeraa pelo orgulho tao grande que ela tinha, eu nao me conformo com ela ter preferido PRISAO PERPETUA a dizer que NAO SABIA ESCREVER, gente eu simplismente NAO ME CONFORMO eu tenho vontade de espancar ela, pra mim no momento que ela fez isso o filme acabou o resto por mais tocante que tenha sido não conseguiu me libertar do odio que senti dela... quando ele mandou as fitas eu fikei muito emocionada ate tentei da uma chance pra elaa mas qndo ela vai e se mata puta que pariuuu filha duma egua dae sim ela me convenceu que era uma ingrata orgulhosa mesmo. efim resumo o que eu senti com uma simples palavra : DECEPÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Kelly e Jhessy, a graça do filme é justamente isso: simplesmente não dá para entender. Gostei muito dos comments que fizeram! Poderia falar desse filme horas e horas... e concordo com vc Jhessy:o sentimento mais forte que o filme produz em nós é realmente a decepção. Uma PROFUNDA decepção. E o mais decepcionante é que sabemos a intensidade do sentimento que ambos tem um pelo outro, o que não impede que estes dois idiotas façam coisas estúpidas como por ex.: a atitude indiferente do Michael que a Kelly falou. Mas a Hanna, fdp, que não é de ficar por baixo, deu o xeque-mate nele. Conclusão: quando você lida com um ser humano egoísta como a Hanna, e for uma manteiga derretida como o Michael, não importa se vc for mole ou tentar ser durão, de todo jeito vc vai se foder.

    ResponderExcluir