segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Profª Maristela

   
Na faculdade a Profº de Psicologia desenvolveu uma atividade em que deveríamos manter um caderno de registros. Conforme íamos lendo os textos e discutindo, ela pedia um determinado registro. Um dia ela pediu que escrevêssemos a história da nossa vida. Então, ela levou meu caderno para casa com o seguinte texto:

5° Registro                                                                                      25/10/2000

História da minha vida

        Nasci em Vilhena, aos 22 de junho de 1982. Minha família morava no sítio e lá eu morei até os 3 anos e meio. Tenho esse nome "Andréa Priscila" porque meu pai mudou de idéia no último instante. Era para eu ser "Débora Aparecida" por vontade da minha mãe que era devota de Nossa Senhora, ela gostava do nome "Débora". Só que enquanto minha mãe me cuidava no hospital, meu pai foi sozinho me resgistrar e colocou o nome que ele gostava "Priscila" (de uma novela chamada Sexto Sentido) e também um que minha mãe achava bonito "Andréa". Já o sobrenome não houve dúvidas, fiquei somente com o do meu pai "Bertozzi". Sabe professora, agradeço o meu pai pois amo o meu nome!!
        Comecei a me interessar pelos estudos bem cedo, aprendi a ler e escrever aos 3 anos. Foi minha mãe que me ensinou, ela era professora. Sempre diz que fui uma criança calma, organizada e limpinha. Não lembro nada disso!! Aos cinco anos entrei no Pré-II, só estudei 2 dias porque enquanto ensinavam o a, e, i, o ,u eu fazia cruzadinha na cartilha. A professora viu e me levou pra direção. Fiz um monte de testes, inclusive de Q.I. No outro dia fui pra 1° série. Tenho 5 irmãos! 4 irmãs e 1 irmão. Sempre nos entendemos bem, ou melhor, razoavelmente bem! Irmãos a senhora sabe como é...
        Apesar de não brincar muito fora de casa e ser um pouco sozinha sempre fui bagunceira, da escola vinham bilhetes dizendo que eu não parava na carteira, mas nunca reclamações sobre nota e desempenho. Dos nove aos 18 mudei bastante, já não sou mais tão calma. Bastante possessiva e ciumenta com relação ao sexo oposto (tenho dificuldades para me relacionar). As vezes tenho reações agressivas, impulsivas e exageradas (é o id). E o pior é que logo em seguida me arrependo!! Ultimamente estou voltando ao normal. Sinto-me tranquila, não mais inquieta como antes. Acredito ter sido a fase da adolescência que me desestabilizou (essa palavra não existe né??).
        Gosto de falar de mim e gosto de saber dos outros. Reflito sempre a respeito de muitas coisas. Tenho infinitas dúvidas, aos poucos vou formando minhas opiniões. Gostaria de saber o que a senhora pensa a respeito de sentimentos como amor, paixão, desejo etc. Acontece que tenho muitas dúvidas sobre sentimentos. Não consigo distinguir um do outro, tampouco saber qual estou sentindo. Acho a senhora muito inteligente e acredito que poderia me dar boas dicas sobre essas coisas. Também gostaria de saber se a senhora acredita em destino ou acha que tudo faz parte de um jogo, quem não souber jogar... perde!!! E a religião? Deus? Ciência? Filosofia?
        Uma aula em que pudéssemos discutir intimamente temas como estes, seria a "aula dos meus sonhos!"

Obs.: Finalizo por aqui, pois se for contar a história completa aposto que a senhora vai desanimar de tanto ler!!

Andréa Priscila Bertozzi
2° ano Pedagogia A

Na aula seguinte, ela me devolveu o caderno. Com ansiedade fui ver o resultado. Ela sempre fazia alguma observação! E, para minha surpresa havia bem mais que uma observação:

     Minha querida Andrea Priscila Bertozzi.

   Lendo o que você escreveu, não consigo deixar de "sorrir" ! Lembrando bem como fui aos 18 anos ! Como são meus filhos aos 15 e 13 anos !
      Penso que nós pessoas mais "amadurecidas" temos que ter paciência com a juventude, mas muitas vezes esquecemos dessa ansiedade por que passa os jovens !
      Os jovens tem uma inquietude muito interessante diante da vida!
      Todas essas dúvidas vão e voltam !

      Para responder a tantas, vou buscar alguns companheiros meus de jornada na vida ! São pessoas que leio e reflito, mas que as vezes eles se decepcionam comigo pois não sou um poço de perfeição, até me sinto bem, reconhecendo meus defeitos e limitações.

Amor

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Luís Vaz de Camões.
"Amor - temos que vivê-lo, intensamente" !!


      Quer uma dica?
      Quando for escolher uma pessoa para amar, em primeiro lugar analise se ele é um bom filho, um bom irmão e um bom amigo ! Com certeza será um bom parceiro !
      Analise primeiro se ele respeita as suas idéias, vontades, e respeita os seus sonhos ! Assim saberá que te fará feliz!
      Mas o jogo na vida é justamente isso, não se preocupar se há vencedores ou vencidos mas fazer de tudo para sermos simplesmente felizes !!
      Se acredito em Deus, acredito que estamos aqui para cumprir algum desígnio, nossa vida é uma passagem, e como passageiros não temos o direito de fazê-la supérflua, ela tem que valer a pena!
      E se um dia, olharmos para trás e percebermos que realizamos coisas boas, não pra si mesma, mas para os outros, então saberemos que nossa passagem não foi em vão! E ser professor é isso!!
      Como o próprio Paulo Coelho diz: Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da alma do mundo e um dia retornará para ela.
      Deus pra mim é crer e temer alguma coisa. Temer no sentido de saber que não somos donos do mundo, portanto nossas ações tem que ter limites!!
      Crer que existem coisas muito boas na vida, apesar de tudo!
      É justamente esse limite que a ciência está extrapolando ! A ciência é necessária, na vida do homem, mas ela está sem limite! Até onde o homem pode chegar?
      A aula do seu sonho é interessante ! Quem sabe poderemos fazê-la no ano que vêm?
      E Filosofia é tudo isso que você escreveu !
      Priscila, já leu “ O mundo de Sofia “? A que viemos, e para onde vamos? É uma viagem fantástica !
      Tem na livraria criativa !
Hoje seria bom fazer algo fora do comum.
Podemos, por exemplo, dançar na rua enquanto caminhamos para o trabalho.
Olhar nos olhos de um desconhecido, e falar de amor a primeira vista.
Dar ao chefe uma idéia que pode parecer ridícula, mas em que acreditamos.
Comprar um instrumento que sempre quisemos tocar, e nunca nos arriscamos.
Os Guerreiros da Luz se permitem tais dias, e fazem da vida uma aventura.
Hoje podemos chorar algumas mágoas antigas que estão presas na garganta.
Telefonaremos para alguém com quem juramos nunca mais falar (mas de quem adoraríamos escutar um recado em nossa secretária eletrônica).
Hoje pode ser considerado um dia fora do roteiro que escrevemos todas as manhãs.
Hoje qualquer falha será admitida e perdoada.
Hoje é dia de ter alegria na vida.
Paulo Coelho

De sua Professora Maristela

     

     
    

4 comentários:

  1. Não preciso nem dizer o quanto eu gostei!!
    Comprei todos os livros e li todos os autores que ela citou.
    Li esta carta inúmeras vezes e algumas passagens são como um lema pra mim.
    Durante os três anos de AVEC ela sempre foi a minha preferida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada querida...uma homenagem assim não se esquece jamais...

      Excluir
  2. Eu me lembro de vc ter comentado comigo uma vez a respeito disso, e realmente tem coisas que viraram seu lema, tem algumas dessas frases que vc ja escreveu pra mim.! E que acabaram fazendo muita importância pra mim também! :) Essa prof devia ser muito legal mesmo.! Sorte sua ter encontrado pessoas como ela na sua vida,... e sorte minha ter encontrado uma discípula dela.! que não por acaso, mas por mérito torou-se minha Best Friend, à quem tenho muito orgulho.

    ResponderExcluir